O INDIVÍDUO SOB DEUS – Livro Transformação da Consciência de Joel S Goldsmith

20 de janeiro de 1963
Halekulani Hotel Honolulu, Havaí

Na semana passada, nós falamos sobre o pecado da mediocridade. Mas isso pode ser mal interpretado; na verdade, todo o assunto da individualidade pode ser mal interpretado. Traduzido por Giancarlo Salvagni –  Observações em vermelho  e frases ou palavras grifadas por Jeff Trovão

Tudo de bom foi realizado através de um indivíduo, mas assim também todo o mal foi realizado através de um indivíduo. Em outras palavras, se somos deixados a nós mesmos, independente de talentos, tudo o que fazemos pode se transformar em bom ou mau. Até o conhecimento pode ser transformado em bom ou mau.

Nos dias das Irmandades Negras e Brancas, embora a educação deles fosse a mesma, a Fraternidade Branca usava o conhecimento para o bem, a Fraternidade Negra usava o conhecimento para o mal. Somente quando um indivíduo está sob Deus, tudo o que ele faz serve a um propósito de Deus.

Nenhuma questão é maior, até o mundo de hoje, do que o indivíduo – o indivíduo sob Deus. Não estando sob Deus, você tem destruição. O clichê de que “a união faz a força” é uma falácia. Não havia união maior do que a Inglaterra e seu império. Certamente, não havia união mais forte do que a Holanda e suas colônias. Mas não estando sob Deus, foram despedaçadas. Na Rússia de hoje, as pessoas têm tanto respeito pelo indivíduo quanto nós. Indivíduos, não as massas, criam energia nuclear: astronautas, cientistas, executivos – mas indivíduos que não estão sob Deus.

(Confesso que estou um tanto atordoado com tais colocações…, mas sinto do fundo da minha alma que faz muito sentido)

Para nós, deve haver um conhecimento definido de que nada existe maior do que a capacidade individual e a integridade individual, mas do indivíduo sob Deus. Só então temos um governo sob Deus e um governo trabalhando pelo bem comum. Um indivíduo só pode desenvolver-se espiritualmente quando ele conhece a Deus corretamente.

Quando vemos uma afirmação como “não dependo de Deus, nem do diabo, mas do meu próprio poder”, a menos que se confronte com uma Consciência da Verdade, essa afirmação pode até sair e controlar o mundo, porque o mundo não compreendeu o não-poder do poder temporal. A Verdade sempre destrói o poder temporal, mas, na verdade, é o conhecimento da Verdade que o faz. Lembre-se sempre de que o mal pode operar no universo, até que se confronte com uma Consciência da Verdade realizada. Nada na mente ortodoxa pode deter o mal; o poder do mal só pode ser enfrentado por um indivíduo sob Deus.

Os praticantes de sucesso são os praticantes que discerniram a natureza do poder temporal como não-poder, e quanto mais eles avançam nessa percepção, maior é sua capacidade individual. Apenas
com sua visão de Jesus, a Sra. Eddy e os Fillmores mudaram o curso do mundo – com a percepção de um indivíduo do não-poder do poder temporal.

Não existe poder bom ou ruim – é uma coisa ou outra apenas quando os indivíduos o usam. Não há perigo em nenhum momento ou espaço lá fora, mas no indivíduo. Não há nem bem, nem mal em  mísseis, mas no uso individual deles. E assim devemos voltar novamente ao indivíduo, mas ao indivíduo sob Deus.

Cada um de nós tem Consciência, e cada um de nós tem Deus, mas o Poder de Deus é manifestado apenas de uma maneira – pela nossa percepção do não-poder. O erro até podia atingir a Consciência de um Jesus, mas ele se dissolvia. As alturas às quais nos elevamos dependem da nossa compreensão do não-poder do poder temporal.
Não há perigo nas rodovias; não há energia lá fora. Veja como elas são inofensivas, até um motorista descuidado aparecer. Todo perigo é proporcional à nossa aceitação de dois poderes, então alguém deve dar um passo adiante com a percepção: “tu não terias qualquer poder sobre mim, a menos que viesse de Deus” (João 19:11). Isso determina quão grandes ou quão pequenos nós somos, ou quanto nós podemos contribuir para o mundo – mas somente sob Deus.

Cada um de nós tem a Cristandade em nossa Consciência e a capacidade de vencer o mundo, mas tudo é uma questão de Desdobramento Individual. O Poder Espiritual está na percepção do não-poder do poder temporal. Deus não está no redemoinho, Deus não está na guerra, fogo ou ditadores; Deus está na Voz pequena e silenciosa, e todos os que se sintonizam com essa Voz sintonizam-se com o Poder Espiritual. Não há mal que possa durar, quando atinge uma Consciência que pode olhar diretamente para o mal e perceber o não-poder da mente carnal. Uma pessoa imbuída da Consciência poderia fazê-lo desmoronar por um período de cem anos. Esvazie o poder e deixe a Voz pequena e silenciosa chegar – esse é o truque. Na proporção em que podemos ficar quietos e deixar que isso aconteça, estamos mostrando Harmonia Individual e sendo uma influência em todo o mundo.

Portanto, há apenas uma Fonte, e estamos todos recorrendo a ela.
Não, o poder não é externo. Precisamos ouvir a Voz pequena e silenciosa – só ela é Poder Espiritual.

Essa Voz não faz nada ao mal, apenas revela o não-poder de todo o mal. Você não pode se aquietar, achando que vai gerar um poder divino. Você só pode gerar o Poder de Deus dizendo “eu, de mim mesmo, nada posso fazer”, ficando em silêncio, esperando. Até que essa Voz pequena e silenciosa chegue, o tratamento ou oração não serão efetivos. Há uma Presença Transcendental dentro de mim, mas se eu estou esperando que Ela faça algo para o mal, isso não acontecerá.

Basta encontrar a Voz pequena e silenciosa, pois “onde está o Espírito do Senhor, há liberdade” (2Coríntios 3:17), não para fazer por fazer qualquer coisa, mas apenas para conhecer a Deus corretamente. Ele faz seu próprio trabalho – nós apenas o liberamos. “Eu preciso conhecer-Te corretamente. Eu escuto a Tua Voz. Fala Senhor, teu servo escuta” (1 Samuel 3:9). Essa é a atitude.

Qualquer poder que esteja fluindo da Voz pequena e silenciosa está sob Deus.

Existe apenas uma maneira de saber se você está meditando corretamente. Quando você busca Deus por algo para si mesmo ou para outra pessoa, no momento em que você quer personalizá-lo para ajudar a mim ou a você, isso não é mais eficaz. Sua Luz Espiritual pensa apenas em termos de percepção e realização de Deus.